logo RCN
CULTURA

Prefeitura de Joinville recebe trabalhos para a exposição 'Arte Postal'

Até o dia 8 de setembro (terça-feira), o público que desejar participar da exposição "Arte Postal - 100 Anos de Victor Kursancew", pode enviar seus trabalhos, via correio, para a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (rua Dona Francisca, 800, bairro Saguaçu, 89221-006, Joinville - SC) Idealizada pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), a exposição tem como objetivo movimentar o cenário artístico do município e envolver a comunidade em uma atividade cultural diferente.   

Com a iniciativa, a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (GMAVK), integrante da Casa da Cultura de Joinville, vai homenagear o centenário do artista Victor Kursancew, celebrado no ano passado, com uma exposição formada por obras de arte criadas pelo público e enviadas pelos serviços de correio, ou seja, a Arte Postal - ou mail art.  De acordo com a coordenadora da Escola de Artes Fritz Alt (EAFA), Solange Simas, a ideia não é fazer uma releitura da obra de Victor Kursanecw, mas expor trabalhos relacionados à época em que ele viveu, com as técnicas que ele utilizava, os artistas e movimentos artísticos contemporâneos a ele. "É uma forma de homenagear e divulgar o trabalho desse artista que muito contribuiu para a história da arte e da cultura de Joinville", explica Solange.  Além da homenagem ao artista, o trabalho tem como objetivo aproximar a comunidade à Casa da Cultura de Joinville que, em virtude da pandemia da Covid-19, permanece fechada ao público.  

Como participar  

A ação artística "Arte Postal - 100 Anos de Victor Kursancew" é aberta ao público em geral, artistas, instituições e apreciadores da arte. Além disso, pode ser proposta como atividade educativa para alunos das redes pública e particular que estão acompanhando as aulas não presenciais. Os interessados em participar deverão enviar suas obras para a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (rua Dona Francisca, 800, bairro Saguaçu, 89221-006, Joinville - SC), até o dia 8 de setembro (terça-feira). A lista dos trabalhos participantes da exposição será divulgada pela Secult, até o dia 15 de setembro (terça-feira).  Já a visitação acontecerá de forma virtual e poderá ser feita por meio de eventos on line e web conferências que serão realizadas pela GMAVK.   O edital da ação artística "Arte Postal - 100 Anos de Victor Kursancew" está disponível no site da Prefeitura de Joinville (https://www.joinville.sc.gov.br/eventos/inscricao-exposicao-arte-postal-14-08-a-08-09-2020/). Informações específicas de orientação e execução da arte postal podem ser solicitadas pelo e-mail gmvak@joinville.sc.gov.br.   

Victor Kursancew  

O artista plástico Victor Kursancew nasceu em Bendzin, na Rússia, em 3 de setembro de 1919. Em sua terra natal, participou de inúmeros movimentos artísticos de vanguarda e fez parte de grupos que alcançaram renome internacional.  Considerado extremamente crítico e exigente em assuntos relacionados à arte, era profundo pesquisador da pintura e do processo cultural mundial. Dominava diversas técnicas de pintura, tais como óleo, espátula, crayon, pirógrafo, gouache e bico de pena. Era reconhecido como perfeito retratista e, profissionalmente, também dedicou-se ao desenho e à pintura de propaganda comercial e à criação de imagem industrial. Veio para o Brasil em 1949 e radicou-se no município catarinense de Rio Negrinho. No ano de 1952, mudou-se para Joinville quando participou ativamente do movimento festivo em homenagem ao centenário da cidade. Foi um dos fundadores da Escola de Artes Fritz Alt (EAFA), pertencente à Casa da Cultura de Joinville, onde ocupou por diversas vezes a cadeira de "Desenho e Pintura". Durante os quase 30 anos em que viveu em Joinville, Victor Kursancew circulou e fez amizades em diversos grupos da sociedade. Faleceu em Joinville, no dia 28 de setembro de 1980.  

Erros de português condenam fiel que promoveu denúncia caluniosa contra pastor em SC Anterior

Erros de português condenam fiel que promoveu denúncia caluniosa contra pastor em SC

22,1% dos catarinenses têm alguma comorbidade Próximo

22,1% dos catarinenses têm alguma comorbidade

Deixe seu comentário